01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5193
Tipo: TCC
Título: Revisão Sistemática de Literatura sobre a Representação Social do Sofrer Acidente Ocupacionais Com Materiais Biológicos.
Autor(es): SILVA, Ezenilsa Candida Paes da
BRABO, Juliana da Silva
Primeiro Orientador: BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Abstract: Objetivo: Identificar, analisar e sintetizar os resultados de estudos qualitativos primários que abordaram a experiência de sofrer acidentes de trabalho com material perfurocortante. Método: Metassíntese qualitativa de 09 artigos, selecionados nas bases LILACS, Scielo, Pubmed e Google acadêmico, publicados entre 2003 e 2019. Utilizou-se representações socias como referencial metodológico para a análise e discussão da síntese. Resultados: a síntese resultou em cinco metatemas: 1) E agora, como proceder? – mostrando a dificuldade em saber o que fazer após os acidentes, 2) Quais as consequências para minha vida? – refletindo o medo de contrair doenças e o sofrimento que esta perspectiva causa, 3) O que eu senti? – que evidência o sofrimento psíquico, a significação do trabalho e a ressignificação do risco no trabalho? 4) Eu aprendi – evidenciando experiências positivas e negativas do evento. Concluímos que os acidentes acontecem por várias causas – no qual a natureza do trabalho cria formas psíquicas de gestão da atividade, aumentando as chances de modos operatórios perigosos e a causas organizacionais e do ambiente da assistência à saúde. Considerações finais: Conhecer estas poderá ampliar a importância de incluí-los na elaboração de protocolos assistenciais mais seguros e que qualifiquem o cuidado de saúde dos pacientes e profissionais.
Palavras-chave: Pessoal de Saúde
Exposição Ocupacional
Acidente de Trabalho
Percepção Social
Pesquisa Qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Ezenilsa Candida Paes da; Brabo, Juliana da Silva. Revisão Sistemática de Literatura sobre a Representação Social do Sofrer Acidente Ocupacionais Com Materiais Biológicos. 18f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5193
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Ezenilsa Candida Paes da; Brabo, Juliana da Silva432.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.