01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5190
Tipo: Artigo
Título: Estudo Epidemiológico da Dengue no Município de Maringá- Pr entre 2015 e 2019.
Autor(es): LIMA, Bruna de Oliveira
RAMOS, Naiane Cristina Gonçalves
Primeiro Orientador: BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Abstract: A dengue é uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil e um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A doença vem se destacando como uma das mais reemergentes do mundo, principalmente nas regiões de clima quente e úmido, clima que é predominante na maior parte do Brasil. Dada a importância de conhecer as implicações da dengue para a saúde coletiva, o presente estudo tem por objetivo demonstrar entre 2015 e 2019 as características epidemiológicas dos indivíduos acometidos por dengue, analisando a frequência, sazonalidade, faixa etária e sexo, tipos de vírus e gravidade do caso. Trata-se de uma coleta de dados secundária realizada por meio dos dados do Sistema Nacional de Notificação (SINAN) online, bem como os arquivos da Vigilância Epidemiológica e informações contidas no DATASUS. Para análise dos dados, utilizou-se a análise descritiva simples, com tabulação e mensuração realizadas por meio do software Microsoft Excel, constatou-se o número total de casos residentes notificados e positivos no período de 2015 a Junho de 2019 com total de 4.917, destes, a maior incidência ocorreu no sexo feminino com faixa etária entre 30 e 39 anos, no ano de 2019 no primeiro semestre prevaleceu DEN2, os casos de dengue tem uma incidência de 99,84% de cura. Observou-se que houve uma redução significativa nos casos de dengue no ano de 2017 e um aumento no primeiro semestre de 2019. Ressalta-se a importância da educação permanente no município.
Palavras-chave: Dengue
Epidemia
Aedes
Vigilância Epidemiológica.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Lima, Bruna de Oliveira; Ramos, Naiane Cristina Gonçalves. Estudo Epidemiológico da Dengue no Município de Maringá- Pr entre 2015 e 2019. 18f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em bacharel em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5190
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfLima, Buna de Oliveira; Ramos, Naiane Cristina Gonçalves502.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.