EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5187
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA ESTABILIDADE DE GÉIS CONTENDO VITAMINA C MANIPULADOS EM FARMÁCIAS DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): AQUINO, Julimary Suematsu de
CARMELLO, Letícia Soffa
SANTOS, Rogério Aparecido Minini do
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: Nos últimos anos tem ocorrido uma expansão das preparações farmacêuticas manipuladas. Dentro da prática da manipulação tem-se o problema da qualidade da manipulação e a estabilidade do produto final. Após o desenvolvimento de uma formulação, é importante submeter o produto a testes de controle de qualidade e estudos de estabilidade. Dentre as substâncias ativas que apresentam baixa estabilidade, destaca-se a vitamina C, que é termolábil, instável quanto à oxidação, é rapidamente destruída pela ação da luz, e sua estabilidade aumenta com a diminuição da temperatura. Devido a essas características, produtos contendo este ativo necessitam de cuidados especiais para evitar erros na manipulação e na utilização. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a estabilidade de géis contendo vitamina C, adquiridas em farmácias de manipulação. Foi feita a aquisição de cinco formulações contendo vitamina C, manipuladas por cinco diferentes farmácias da cidade de Maringá- PR. Foi realizado um estudo de estabilidade acelerada das formulações, onde as amostras, na embalagem original, foram armazenadas em diferentes temperaturas (5°C, temperatura ambiente e 40°C), e nos tempos zero, 30, 60 e 90 dias as amostras foram submetidas a análises das características organolépticas, aspecto, consistência, diferenças quanto ao material de acondicionamento, pH e teor da substâncias ativa. Foi possível observar que a amostra da Farmácia E, acondicionada em bisnaga de alumínio e armazenada em geladeira obteve o melhor resultado, ou seja, menor redução do teor de vitamina C ao término do estudo de estabilidade, sendo estas as condições ideais para acondicionamento e armazenamento de formulações contendo vitamina C.
Palavras-chave: Instabilidade
Oxidação
Vitamina C
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5187
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julimary_suematsu_aquino.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)133.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.