EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5180
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO E A QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES DE SOJA (Glycine max (L.) Merrill)
Autor(es): PICCININ, Gleberson Guillen
DAN, Lilian Gomes de Moraes
BRACCINI, Alessandro de Lucca
RICCI, Thiago Toshio
VORONIAK, Juliana Marques
BAZO, Gabriel Loli
Abstract: O tamanho da semente é uma característica cujos efeitos vêm sendo estudados por diversos autores, entretanto, a compreensão dos diferentes componentes do desempenho das sementes não é um assunto completamente esclarecido. Desta forma, foi conduzido um experimento com objetivo de avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de cultivares de soja classificadas em tamanhos de sementes entre 5,5 e 6,5mm. As cultivares utilizadas foram: BRS 184, NK 7059 RR, BMX POTÊNCIA RR, NK 7054 RR, BRS 245 RR, BRS 255 RR, CD 214 RR, BRS 232, CD 266 RR nos tamanhos 5,5 e 6,5mm. Foram avaliados nove lotes de sementes por meio dos testes de germinação (primeira contagem e contagem final), teste de frio modificado, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e teste de sanidade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias foram comparadas pelo teste de agrupamento de Scott-Knott, em nível de 5% de probabilidade. As sementes classificadas nas peneiras 5,5 mm e 6,5mmem todas as cultivares de soja avaliadas não diferem significativamente quanto a qualidade fisiológica das sementes. A menor qualidade sanitária em sementes maiores, em algumas cultivares, é detrimental a germinação e ao vigor das sementes de soja.
Palavras-chave: Cultivar
Glycine Max
Tamanho
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5180
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_marques_voroniak.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)111.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.