01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/514
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos culturais e socioeconômicos relacionados à oferta e ao uso da chupeta nos centros municipais de educação infantil de Maringá
Autor(es): SANTINI, Kelly Helloysi
Primeiro Orientador: VELHO, Ana Paula Machado
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva sobre a prevalência da chupeta. Por meio de abordagem quantitativa, o objetivo foi caracterizar o perfil sociocultural e econômico da mãe e da família cujos filhos frequentam o infantil 1 dos Centros de Educação Infantil de Maringá, além de descrever as práticas culturais em relação à oferta e a não oferta do bico artificial. O trabalho foi realizado por meio de questionário semiestruturado que foi respondido por 321 mães ou responsáveis legais dos alunos. Após recolhimento dos questionários, os dados foram tabulados no Excel para análise estatística descritiva e inferencial, além do cruzamento dos dados para comparação entre o perfil da oferta e da não oferta. Destaca-se que foi aplicado o teste não paramétrico qui-quadrado (2) para verificar as frequências observadas e uma análise de associação das informações coletadas. As questões abertas foram organizadas em categorias, segundo proposto por Bardin (2011). Pode-se perceber que a maior parte das mães (89,4%) tem entre 20 a 40 anos e acredita que a chupeta traz benefícios à criança (75,7%), principalmente o de acalmar o bebê (40,5%) e de cessar o choro deste (20,8%). Por isso, elas oferecem esse bico artificial. Mesmo admitindo saber (99,1%) que a chupeta pode ter consequências negativas para a criança, como alterações dentárias (33,7%) e de fala (17,8%).
Palavras-chave: Chupetas
Fatores socioeconômicos
Educação infantil
Promoção da saúde
Aspectos culturais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/514
Data do documento: 30-Jul-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY HELLOYSI SANTINI.pdfDissertação557.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.