01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/512
Tipo: Dissertação
Título: Análise química e microbiológica de extratos de própolis para possível aplicação em formulações de enxaguantes bucais para ação anti-cárie
Autor(es): STEVANATO, Juliana Oliva
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Resumo: A própolis é uma substância resinosa elaborada pelas abelhas da espécie Apis mellifera através da coleta de brotos, flores e exsudatos de plantas. Várias substâncias químicas têm sido isoladas da própolis, sendo os flavonóides e os fenóis considerados os principais compostos biologicamente ativos, onde se destaca a expressiva atividade antimicrobiana e antioxidante, o que indica que o extrato da própolis tem potencial para ser usado como enxaguante bucal, no combate à cárie. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil químico e ação antimicrobiana do extrato etanólico da própolis de diferentes regiões do Estado do Paraná. Para isso as amostras foram submetidas a vários testes para a determinação de suas características químicas, atividade antimicrobiana, e por fim sua ação sobre o revestimento dental. As amostras de própolis mostraram para as colheitas analisadas, valores para cinzas, cera, sólidos solúveis e resíduos insolúveis dentro dos limites da legislação vigente. Dentre os compostos presentes, destacou-se em todas as amostras o Artepillin C, que tem inúmeras propriedades biológicas, em especial antimicrobiana e antioxidante que foram comprovadas pelos testes realizados. Observou-se ainda que quando imersos na solução de própolis, os dentes apresentam melhor aspecto e nitidez nos túbulos dentinários do que quando não são expostos a nenhuma substância. Estes resultados demonstram que a própolis verde tem potencial para ser usada em solução como enxaguante bucal, com a vantagem de ser um produto natural.
Palavras-chave: Própolis
Análise química
Ação antimicrobiana
Promoção em saúde bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/512
Data do documento: 23-Out-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA OLIVA STEVANATO.pdfDissertação1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.