Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/511
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Maringá - PR |
Autor(es): | CARVALHO, Isabelle Zanquetta |
Primeiro Orientador: | BENNEMANN, Rose Mari |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | VERMELHO, Sonia Cristina |
Resumo: | O presente estudo avaliou o estado nutricional de 13.910 escolares com idade entre 6 a 9 anos, matriculados em Escolas Municipais de Maringá-PR. A avaliação do estado nutricional foi realizada por meio da antropometria, com utilização de índices antropométricos, estatura por idade (E/I), peso por idade (P/I) e índice de massa corporal (IMC/I). Estatura abaixo do adequado não foi um problema nos escolares, entretanto peso elevado (P/I) e peso acima do adequado (IMC/I) apresentaram elevados percentuais correspondendo a 35,11% e 33,97%, respectivamente. A obesidade (IMC/I) foi prevalente nos escolares do sexo masculino, em todos os grupos etários (p< 0,01). Já o excesso de peso (IMC/I) predominou no sexo feminino em todos os grupos etários (p< 0,01). Conclui-se que os escolares da Rede Municipal de Ensino de Maringá-PR, apresentam altos percentuais de peso acima do adequado. Estes resultados são característicos do processo de transição nutricional e mostram à importância de intervenções específicas neste grupo. |
Palavras-chave: | Estado nutricional Saúde escolar Antropometria |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/511 |
Data do documento: | 30-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | PROMOÇÃO DA SAÚDE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISABELE ZANQUETTA CARVALHO.pdf | Dissertação | 412.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.