Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105| Tipo: | Artigo |
| Título: | BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
| Autor(es): | SILVA, Josiane Carlota da OLIVEIRA, Jéssica de Lima BROTHERHOOD, Rachel Maya |
| Abstract: | Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola. |
| Palavras-chave: | Bullying Desenvolvimento social Percepção do professor |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105 |
| Data do documento: | 25-Out-2011 |
| Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| josiane_carlota_silva.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 87.47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

