EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5034
Tipo: Artigo
Título: INIBIÇÃO DA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE RAÍZES DE SOJA TRATADAS COM EXTRATO AQUOSO DE TABACO
Autor(es): PERON, Francieli
RODRIGUES, Marcelo dos Santos
BIDO, Graciene de Souza
LÚCIO, Leia Caroline
Abstract: O tabaco (Nicotiana tabacum) é uma planta herbácea, com folhas grandes e flores tubulares, que apresenta o alcalóide nicotina. Esta planta pode levar ao surgimento de um efeito alelopático, o qual se refere à capacidade que as plantas têm de interferir na germinação de sementes e no desenvolvimento deplantas. Deste modo, este trabalho visou analisar os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folha seca e fresca do tabaco (Nicotiana tabacum) na germinação de sementes e crescimento de plântulas de soja (Glycine max L.). O extrato foi obtido através de duas técnicas, uma para material fresco e outra para material seco. Foram realizados sete tratamentos, sendo um controle (0%) três extratos de folha fresca (50, 75 e 100%) e três extratos de folha seca (50, 75 e 100%). Foi avaliada a porcentagem de germinação (% G), o índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz, biomassa fresca e seca. Os resultados obtidos mostraram que os extratos diminuíram a porcentagem de germinação e o IVG, principalmente aqueles preparados com folhas secas. O comprimento da raiz também foi inibido pelos extratos, sendo o extrato de folha fresca mais eficiente. Também foi observada a diminuição das biomassas, fresca e seca, com ambos os extratos.
Palavras-chave: Alelopatia
Glycine max
Nicotiana tabacum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5034
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francieli_peron_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)136.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.