EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5022
Tipo: Artigo
Título: PREVISÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA DE LINHAGENS DE Bacillus thuringiensis ATRAVÉS DA ANÁLISE DO PERFIL DE PROTEÍNAS Cry
Autor(es): FAZION, Fernanda Aparecida Pires
SCARPASSA, Josiane Aniele
RICIETO, Ana Paula Scaramal
HELENE, Luisa Caroline Ferraz
BÔAS, Gislayne Trindade Vilas
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a análise do perfil eletroforético das proteínas Cry, encontradas em diferentes linhagens da bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis (Bt), estocadas no banco de linhagens da Universidade Estadual de Londrina. Portanto, a análise utilizou a metodologia deeletroforese em gel de poliacrilamida desnaturante (SDS-PAGE), sendo que para os experimentos, foi necessária a implantação da técnica no laboratório da Universidade. A análise foi baseada nos cristaisprotéicos, produzidos pela bactéria durante a fase de esporulação, portanto para a obtenção dos mesmos, as linhagens foram cultivadas em meio de cultivo até completa esporulação ocorrendo então a liberação dos cristais protéicos. Foram analisadas 40 linhagens de B. thuringiensis. Os cristais são compostos por proteínas Cry, que proporcionam a atividade entomopatogênica, característica desta bactéria. São descritas uma grande variedade de proteínas Cry, cujo tamanho pode variar de cerca de 30 kDa a 130 kDa, sendo que proteínas Cry de peso molecular semelhantes podem apresentar toxicidade a insetos pertencentes à mesma ordem. Através da metodologia utilizada foi possível identificar proteínas com peso molecular de130 kDa, 70 kDa , 65 kDa, 60 kDa, 50 kDa, 30 kDa e 25 kDa, entre outros. Diversos projetos do nosso grupo envolvem pesquisas sobre a presença dos genes codificadores para as proteínas Cry através de PCR utilizando iniciadores específicos para os diferentes genes cry. Através desses projetos, pode-se correlacionar os resultados, visando a identificação de novos genes cry ainda não descritos, além de direcionar bioensaios para cada ordem de inseto alvo, conforme o tamanho das proteínas Cry ou o tipo de genes cry identificados.
Palavras-chave: Bacillus thuringensis
Pesos moleculares
Proteínas Cry
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5022
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_aparecida_pires_fazion.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)136.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.