EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4996
Tipo: Artigo
Título: ENTOMOFAUNA DE OCORRÊNCIA EM CULTURA DE SOJA GLYCINE MAX (L.) MERRILL NA REGIÃO DE MANDAGUAÇU-PR
Autor(es): SOUZA, Douglas Costa de
NANYA, Satiko
CONTE, Hélio
Abstract: O estudo foi realizado em uma área de cultivo de soja, no município de Mandaguaçu, região Noroeste do estado do Paraná, com o objetivo de registrar a ocorrência de insetos associados a esta cultura visando obter dados para futuros programas de manejo integrado de Pragas (MIP). As coletas foram efetuadas quinzenalmente, durante os meses de outubro de 2010 a julho de 2011, no período matutino, entre as 8:30h e 11:00h e vespertino entre 15:00 e 18:00 h, resultando um total de 18 coletas, onde utilizou-se armadilhas adesivas de coloração amarela e azul e também coletas manuais com uso de pinça na superfície das plantas e de puçá na parte aérea. As armadilhas adesivas foram posicionadas aleatoriamente, aproximadamente a 23° 20' 49" S e 52° 05' 42" O e as coletas manuais foram realizadas no mesmo período. Os insetos coletados permaneceram em álcool hidratado 70% e transportados ao Laboratório de Morfologia e Citogenética de Insetos/DBC/UEM, para identificações. Alguns insetos em melhores condições foram numerados, quantificados e montados em alfinete entomológico e armazenados em caixas entomológicas contendo naftalina. Foram anotados dados climatológicos relacionando-os à incidência de insetos. A entomofauna foi caracterizada através de acervos bibliográficos de entomologia e registrados 5 ordens e 6 famílias, sendo a ordem hemíptera a mais abundante e resistente aos inseticidas.
Palavras-chave: Insetos
Soja
Métodos de coleta
MIP
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4996
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
douglas_costa_souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)203.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.