EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4973
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO LOCAL DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM TRÊS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE NO NOREOESTE DO PARANÁ
Autor(es): MORELLO, Caroline Graciana
CANSIAN, Danielli Casarin Vilela
ANGELIS, Bruno Luiz Domingos De
Abstract: O presente trabalho apresenta resultados provenientes da análise ambiental da situação da disposição final de resíduos em três municípios de pequeno porte do Estado do Paraná, identificando os fatores mais importantes responsáveis pela degradação e poluição das áreas do espaço urbano. O estudo de caso foi realizado nas cidades de Altamira do Paraná, Campina da Lagoa e Nova Cantu, no Estado do Paraná. Neste estudo efetuaram-se visitas “in loco”, nas quais foram avaliados os impactos da disposição final dos resíduos no ambiente. Os resultados obtidos mostraram a necessidade urgente de uma adequação para a disposição final dos resíduos das cidades estudadas. Conclui-se por essa necessidade, tendo em vista os resultados do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR). Esta avaliação permitiu chegar à conclusão que existe real necessidade de área adequada para a disposição final dos resíduos, minimizando tais impactos. E assim adequar a área atual por uma série de ações de remediação, também sendo sugerido a decisão de interromper a operação da disposição dos resíduos nos atuais locais.
Palavras-chave: Disposição final de resíduos
Índice de qualidade de aterro de resíduos
Resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4973
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caroline_graciana_morello2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)106.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.