EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4902
Tipo: Artigo
Título: ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
Autor(es): CREMON, Alexandre dos Santos
HINTZE, Luzia Jaeger
HERMOSO, Danielle Aparecida Munhos
MOREIRA, Nilson Roberto
NARDO JUNIOR, Nelson
Abstract: A prevalência da obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde pública, que vem acometendo pessoas de todas as idades. Por conta disso, está se tornando também uma condição cada vez mais frequente na população idosa. Assim, o presente estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade na população idosa por meio de um indicador antropométrico (IMC) e outro de composição corporal (bioimpedância) e comparar os resultados encontrados. O estudo possui delineamento transversal, realizado na cidade de Maringá - PR com 42 idosos fisicamente ativos. Para a análise estatística foi utilizado o teste paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, além do Qui- quadrado na comparação entre os grupos. Foi possível observar em toda a amostra valores acima do normal tanto para os pontos de corte do IMC quanto para os de %G. Houve diferença significativa entre os métodos e o %G diagnosticou 95,24% (40) da amostra com valores classificados como “Muito Altos”, já o IMC apresentou 26,19% (11) da amostra classificados como “Obesidade”. Ambos os indicadores apresentaram resultados alarmantes quanto à prevalência de excesso de adiposidade e obesidade e demonstram a necessária de uma avaliação mais cuidadosa do estado nutricional de idosos, bem como de programas de intervenção para essa população.
Palavras-chave: Composição corporal
Estado nutricional
Idosos
IMC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4902
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandre_santos_cremon.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)128.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.