EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4891
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE DIFERENTES DOSES DE URÉIA NO TEOR DE NITROGÊNIO DAS FOLHAS DE Pereskia aculeata
Autor(es): PEREIRA, Vânia Maria
CASAGRANDE, Camila Fernandes
MANNIGEL, Anny Rosi
MENEGUETTI, Claudia Fabiane
Abstract: O Brasil, por se localizar na região tropical, pode explorar sua flora principalmente se tratando das plantas medicinais, que relacionadas ao conhecimento popular são alternativas de algumas comunidades e grupos étnicos para o tratamento de suas enfermidades, devido a seu grande uso fez com que se aumentasse o interesse sobre as respectivas plantas. Uma destas plantas é a Pereskia aculeata,popularmente conhecida como ora-pro-nobís, pertencente a família Cactaceaea, que é uma trepadeira semilenhosa, com ramos longos e espinhos na axila das folhas elípticas e carnosas que apresenta alto teor de proteínas, lisina e mucilagem, sendo utilizada na indústria alimentícia e farmacológica, desenvolve-se da Bahia ao Rio Grande do Sul, considerada uma planta rústica e persistente, na cultura popular brasileira esta planta é utilizada como antibiótico, analgésico, diurético, melhora de afecções cardíacas e nervosas, combate a diarréia, fonte vitamínica e, atualmente, para o alívio de queimaduras, cicatrização de úlceras e controle do colesterol e diabetes. O enfoque da pesquisa será a aplicação de uréia por cobertura nas plantas para se obter uma maior produtividade e alto teor protéico, foram plantadas em Latossolo Vermelho, que recebeu uma aplicação de K2O para regulagem do pH, sendo 120 mudas divididas em 5 tratamentos de aplicação (testemunha, 10, 30, 60 e 90 t. ha-1 ) após quatro meses de implantação da cultura, e depois de 60 dias, serão recolhidas a parte aérea da planta para os experimentos de determinação de produtividade e teor de nitrogênio. Espera-se que a planta de Pereskia aculeata, com a utilização de Nitrogênio via cobertura proporcione produtividade elevada com diferentes níveis de adubação, aumentando o teor proteico e biomassa reduzindo os custos. Tornando aP. aculeata uma cultura economicamente viável e uma maior relação custo benefício.
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Adubação por cobertura
Plantas medicinais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4891
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vania_maria_pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.