EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4889
Tipo: Artigo
Título: ADESÃO AOS TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOSPOR JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DO CENTRO UNIVERSTÁRIO DE MARINGÁ
Autor(es): ARAÚJO, Vanessa Galdino
PADIAL, Rafael Bayouth
Abstract: Estudos que avaliaram adesão aos tratamentos farmacológicos por idosos, crianças e adolescentes, têm demonstrado perfil satisfatório de adesão nesses grupos populacionais devido a esses pacientes, dependem de um cuidador para “administrar” seu tratamento, ou seja, uma pessoa que vai estar sempre lembrando horários, doses, frequência e duração do tratamento. Justifica-se a necessidade de identificar a adesão dos tratamentos a população jovem, especificamente jovens de 15 a 24 anos, que segundo o IBGE, poucos estudos são encontrados desta natureza. O consumo de medicamentos no Brasil mostra-se maior entre as mulheres, e os indivíduos mais velhos consomem mais medicamentos em relação aos jovens. Os principais medicamentos utilizados são analgésicos e anti-inflamatórios e em seguida vêm os medicamentos do sistema cardiovascular. Estudantes que frequentam cursos de Ciências da Saúde apresentam particularidade ao consumo, podendo ser causado pela maior informação sobre medicamentos. A importância em se pesquisar a adesão aos tratamentos farmacológicos por jovens universitários, é que geralmente os jovens não aderem ao tratamento farmacológico, pois estão sempre à procura de uma solução rápida para a doença. A população jovem é expressiva em relação à população total do País, e pouca importância tem sido dada à saúde deste grupo etário por parte das autoridades governamentais. O objetivo do presente estudo é caracterizar a adesão aos tratamentos farmacológicos em jovens universitários da área de ciências biológicas e da saúde do Centro Universitário de Maringá. Os sujeitos participantes serão 500 jovens de cursos da área de ciências biológicas e da saúde do Centro Universitário de Maringá, será realizada uma comparação quanto a adesão aos tratamentos farmacológicos entre jovens do primeiro e último ano de cada curso, a pesquisa será encerrada quando a quantidade de entrevistados for estatisticamente confiável. Quanto ao critério de escolha dos participantes, será de caráter aleatório, a amostragem se caracteriza na forma de adesão, assim o colaborador será questionado quanto ao interesse de participação na pesquisa, ficando a critério do mesmo, responder ou não o questionário.O presente estudo de caso será realizado no Centro Universitário de Maringá, será realizado neste local para a calibração experimental do questionário.Será elaborado um questionário, com questões subjetivas e questões objetivas, as perguntas irão direcionar a pesquisa sobre a adesão aos tratamentos farmacológicos por jovens universitários.A pesquisa busca comprovar a baixa adesão farmacológica na faixa etária de 15 a 24 anos (faixa etária jovem), por meio do questionário utilizado na metodologia, comprovando os resultados através do método estatístico qui- quadrado com índice de significância 5%.
Palavras-chave: Adesão
Farmacoterapia
Jovem
Medicamento
Universitário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4889
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_galdino_araujo.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)111.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.