MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4848
Tipo: Artigo
Título: Biomassa na produção de energia limpa
Autor(es): ALVES, Brenda Barbosa
Primeiro Orientador: ANJOS, Deyvid Oliveira dos
Resumo: Este estudo objetivou analisar como a aplicação da biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar auxilia na produção e desenvolvimento de energia elétrica limpa, apresentando suas vantagens para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, bem como explicar como é a produção da biomassa da cana-de açúcar, apresentar as características da combustão desse resíduo para então analisar a produção de energia elétrica limpa por meio das pesquisas de seus processos de produção, apresentando a produção de energia elétrica por meio da biomassa. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre o uso da biomassa para a produção de energia elétrica limpa. A partir da análise de dados foi possível perceber os resultados em utilizar a biomassa do bagaço da cana-de-açúcar na cogeração de energia térmica e destacar as suas propriedades calorificas para a conversão por combustão em energia elétrica limpa, bem como os desafios enfrentados para promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e do conhecimento da produção limpa de energia elétrica apresentada, foi possível confirmar que o uso da biomassa pode auxiliar e fomentar o processo sustentável de cogeração de energia limpa para promover uma produção mais sustentável em beneficio ambiental.
Palavras-chave: Biomassa
Desenvolvimento Sustentável
Energia Elétrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Alves, Brenda Barbosa. Biomassa na produção de energia limpa. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4848
Data do documento: 4-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDA BARBOSA ALVES.pdfAlves, Brenda Barbosa534.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.