MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4845
Tipo: Artigo
Título: Utilização de resíduos agroindustriais baseado nos princípios da produção mais limpa
Autor(es): MOREIRA, Arlan Cláudio
Primeiro Orientador: ANJOS, Deyvid Oliveira dos
Resumo: A busca por excelência na estrutura do sistema de produção do setor agroindustrial tem incentivado a implantação de tecnologias sustentáveis, buscando assim a produção mais limpa nos diversos setores industriais como forma de mitigar ou evitar a geração de resíduos e, tornar mais eficiente e sustentável o uso de matéria prima, água e energia. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica acerca da geração e utilização de resíduos agroindustriais e seus impactos ambientais e aplicabilidade do conceito produção mais limpa para a minimização e prevenção destes impactos. Para tal realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre o tema nos últimos 10 anos utilizando as bases de dados periódicos da Capes e Banco Nacional de Teses e Dissertações. No total foram selecionadas 16 publicações para discussão do trabalho, sendo 12 dissertações e 4 artigos. Por meio do presente estudo foi possível analisar as produções científicas mais recentes no campo da geração de resíduos agroindustriais e os impactos ambientais causados pelo gerenciamento inadequado destes produtos. Foi observado que os trabalhos tratam de uma vasta pluralidade de temas nas abordagens do gerenciamento de resíduos agroindustriais, investigando processos industriais ou empresariais, apontando falhas, propondo melhorias, realizando exigências e reflexões sobre a temática, tais como, melhor aproveitamento da água, energia e diminuição dos impactos ambientais. Esta revisão contribui para o conhecimento das pesquisas atuais sobre o gerenciamento de resíduos do setor agroindustrial dentro da perspectiva da produção mais limpa no Brasil.
Palavras-chave: Produção Mais Limpa
Agroindústria
Gerenciamento de Resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Moreira, Arlan Cláudio. Utilização de resíduos agroindustriais baseado nos princípios da produção mais limpa. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4845
Data do documento: 4-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLAN CLÁUDIO MOREIRA.pdfMoreira, Arlan Cláudio710.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.