EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4820
Tipo: Artigo
Título: AS RELAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E MATEMÁTICA NO PENSAMENTO PITÁGÓRICO
Autor(es): MELO, Marisa Raquel de
TADA, Elton Vinícius Sadao
Abstract: Os primeiros pensadores da filosofia grega, que viveram nos séculos VII a V a.C e são conhecidos como pré-socráticos,tentaram explicar a origem das coisas de várias formas e fizeram muitas contribuições em diversas áreas da ciência. Entre eles,destacamos os pitagóricos, pensadores da escola de Pitágoras de Samos, muito conhecido na matemática por causa do teorema que leva o seu nome. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensadores na cidade de Crotona e os pitagóricos explicavam o mundo a partir dos números e da matemática em geral. Não há dúvidas sobre a importância dos pitagóricos nas áreas da filosofia e da matemática, no entanto, no que se refere à matemática, eraconferido um caráter sagrado, sendo essa uma base para a religião pitagórica, que também era regida por alguns princípios órficos. A escola de Pitágoras era,na verdade,uma espécie de sociedade secreta e até mesmo a vida de Pitágoras foi envolta em mistérios. Por esse motivo,uma questão que surge naturalmente é saber se é possível fazer uma distinção entre a matemática e a religião dos pitagóricos. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar as relações existentes entre Religião e matemática para os pensadores gregos da escola de Pitágoras e,se possível,estabelecer qual a influência da matemática nos cultos pitagóricos. Para tanto,serão pesquisadas fontes bibliográficas sobre os pré-socráticos e mais precisamente sobre os pitagóricos. A partir da leitura destas fontes,buscaremos compreender melhor esta interseção entre matemática e religião e definir suas características e implicações.
Palavras-chave: Matemática
Pitagóricos
Pré-socráticos
Orfismo
Religião
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4820
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marisa_raquel_melo.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)103.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.