EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4818
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA AÇÃO ANTIOXIDANTE DA PLANTA PERESKIA ACULEATA,CULTIVADA COM DIFERENTES ADUBAÇÕES DO SOLO
Autor(es): SANTIAGO, Mariana Pazzini
SOUZA, Maria Clara de
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: O envelhecimento cutâneo é causado principalmente pela desorganização do mecanismo de defesa dos antioxidantes das células, provocados pela produção de radicais livres devido à exposição aos raios ultravioleta, sendo As principais alterações da pele provocada pelo processo de envelhecimento são: xerose, frouxidão, rugas, flacidez e neoplasias benignas. As manifestações mais características do fotoenvelhecimento são ressecamento, ceratoses actínicas, pigmentações irregulares, como sardas e lentigos, hiperpigmentações persistentes, rugas, agregação nodular do colágeno fibrosado, perda da elasticidade, telangiectasias e outras dilatações vasculares, hiperplasia sebácea e dilatação do folículo pilossebáceo. Os antioxidantes são responsáveis pela inibição e redução destas lesões, naturalmente nosso organismo produz substancias que tenta manter o equilíbrio entre a presença das moléculas oxidativas e antioxidante na pele, muitas vezes as substancias produzidas pelo organismo não são suficientes para combater os radicais livres em que estamos expostos. Sendo assim os antioxidantes são amplamente estudados e utilizados em produtos cosméticos, principalmente antioxidantes de origem vegetal principalmente no Brasil, devido a sua biodiversidade de fauna e flora. O objetivo deste trabalho é comprovar a ação antioxidante da planta Pereskia aculeata, através do método 2,2-difenil-1-picril-hidrazila - DPPH• que consiste em avaliar a atividade sequestradora do radical livre, de coloração púrpura que absorve a 515 nm10. Por ação de um antioxidante (AH) ou uma espécie radicalar (R•), o DPPH• é reduzido formando difenil-picril-hidrazina de coloração amarela, com consequente desaparecimento da absorção, podendo a mesma ser monitorada pelo de créscimo da absorbância. A partir dos resultados obtidos determina-se a porcentagem de atividade antioxidante ou sequestradora de radicais livres e/ou a porcentagem de DPPH• remanescente no meio reacional. Também pretende se descobrir o melhor adubo para se utilizar no cultivo da planta e comparar com os antioxidantes já empregados em formulações cosméticas, para verificar a sua eficácia como agente antioxidante. Espera-se determinar a adubação mais adequada para se cultivar a Pereskia aculeata, e comprovar sua ação antioxidante, para que se possa empregá-la em produtos para envelhecimento cutâneo.
Palavras-chave: Adubo
Cosmético
Envelhecimento
Planta medicinal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4818
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_pazzini_santiago.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)78.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.