EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4811
Tipo: Artigo
Título: AVC EM MULHERES JOVENS: O QUE A FONOAUDIOLOGIA PODE FAZER?
Autor(es): ALVES, Maria Verônica Zakaluk
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: Sujeitos acometidos por um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que pode ocorrer devido a má alimentação, sedentarismo, uso de anticoncepcionais, uso de drogas, entre outros, ou por algum trauma externo denominado TCE (Trauma Cerebral Encefálico) podem ter sequelas relacionadas a linguagem, alimentação, entre outras, e necessitará de um profissional para ajudá-lo a reduzir essas manifestações, o Fonoaudiólogo. Esta é o ramo da ciência que estuda a comunicação humana bem como seus aspectos normais e patológicos, visando à pesquisa, a prevenção, a avaliação e a terapia fonoaudiológica da comunicação oral e escrita, voz, audição, aperfeiçoamento da fala, entre outros. Aquele que apresentar dificuldades na comunicação pode passar por inúmeras dificuldades na vida, uma delas é o preconceito. São os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, os responsáveis por imunizar a mulher das doenças vasculares. O uso de anticoncepcional oral pode representar um perigo, porque contêm os dois tipos de hormônios. Ao lado de doenças como hipertensão e diabetes, o fumo e as alterações nos níveis de colesterol formam o chamado "quarteto mortal". O objetivo do trabalho foi caracterizar o estilo de vida de universitárias, de cursos noturnos com idade entre 20 a 40 anos, visando prevenir os casos de AVC em mulheres jovens. Foi observado que as alunas não mantém hábitos de vida saudável, como a prática de esportes e a alimentação balanceada, além de apresentarem riscos na família de desenvolver doenças crônicas que podem desencadear um AVC, também foi observado altos níveis de depressão precoce entre os sujeitos da pesquisa e como fator preocupante, a maioria dos sujeitos da pesquisa, não tem o hábito de consultar ao médico periodicamente, apenas quando apresenta algum sintoma.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Estilo de vida
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4811
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_veronica_zakaluk_alves2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)119.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.