EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4800
Tipo: Artigo
Título: A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE LICENTURADA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -CAMPUS CASCAVEL
Autor(es): CASTRO, Luciana Paula Vieira de
MALACARNE, Vilmar
Abstract: A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Tendo em vista os elevados índices de evasão nos Cursos de Graduação, é necessário estudar estes casos, objetivando entender as razões que a ocasionam.Pretende-se nesta pesquisa, compreender as razões pelas quais acontece a evasão nos cursos de Licenciatura através da análise dos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Cascavel. Serão investigados os casos de evasão ocorridos em todos os cursos de licenciatura da referida Instituição, durante o período de 1997 a 2010. Serão analisados no estudo os seguintes cursos: Letras e suas modalidades, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Enfermagem. Será tratado como evasão escolar todo caso de saída dos alunos que tenha ocorrido antes do término do curso, tenha sido ela realizada através de trancamento de matrícula por tempo indefinido, abandono do curso, jubilamento, não- matrícula (quando o aluno perde o prazo para matricular-se no ano seguinte), transferência interna e externa e mudança de curso. Será realizada análise documental a partir do registro acadêmico da Universidade, aplicação de questionários compostos por questões abertas com os sujeitos evadidos; questionários abertos com os atuais alunos e entrevistas semi- estruturadas com os coordenadores dos mesmos cursos. Serão identificadas as características que resultam no e do processo de evasão. Acredita-se que a compreensão dos fatores que permeiam tal questão pode auxiliar na formulação de estratégias a serem utilizadas pelas Instituições, governo e sociedade a fim de minimizar esse problema e otimizar espaços e recursos disponibilizados para a educação nacional.
Palavras-chave: Curso de Licenciatura
Evasão escolar
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4800
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_paula_vieira_castro2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)104.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.