EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4785
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ASTORGA – PR
Autor(es): SILVA, Lauany Pugina
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Abstract: A Educação ambiental pode ser definida hoje como um ramo da biologia que tem o objetivo de transmitir o conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação, isso é, formar cidadãos com consciência Ambiental. A repercussão deste processo é de suma importância para as gerações atuais e futuras, pois visa à sustentabilidade do planeta. Os objetivos deste projeto serão analisar as características ambientais do município de Astorga – PR; avaliar a consciência ambiental dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco e verificar o perfil socioeconômico desta população estudada. Estas análises serão feita através de pesquisas na prefeitura e na escola pública do ensino médio. Para estas análises serão utilizados métodos como técnicas de leitura, interpretação de questionários e confecção do relatório final. Os sujeitos da pesquisa com questionários serão todos os alunos presentes no dia da passagem do questionário do ensino médio da rede pública estadual do município de Astorga – PR. A quantidade de alunos é aproximadamente mil, sendo dois questionários para cada aluno (Consciência ambiental e socioeconômico), somando um total de aproximadamente dois mil questionários. Os questionários serão passados na escola de sala em sala. A pesquisa não expõe o sujeito a qualquer tipo de risco. Os benefícios esperados através da análise destes questionários são a conscientização da população estudada referente as questões ambientais e assim tornando os alunos agentes ambientais que levarão estas informações a seus familiares e amigos. Espera-se verificar que os alunos, cidadãos, tenham noção de consciência ambiental, mas demonstrem não dar a devida importância às questões ambientais. Pretende – se ainda, após os resultados analisados, planejar um trabalho a ser realizado pelo Município e pelo colégio com a finalidade de conscientizar a população e os alunos de Astorga.
Palavras-chave: Cidadãos
Consciência ambiental
Educação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4785
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lauany_pugina_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)82.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.