EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4769
Tipo: Artigo
Título: CHUPETA, CONFORTO OU PREJUÍZO? BACTÉRIAS E FUNGOS ESCONDIDOS POR TRÁS DOS HÁBITOS DELETÉRIOS CAUSAM INFECÇÕES E TRAZEM CONSEQUÊNCIAS
Autor(es): SILVA, Joice de Moura
GOMES, Cristiane Faccio
Abstract: O objetivo deste projeto será identificar os micro-organismos e a contaminação contida em bicos de chupetas de crianças que frequentam instituição de educação infantil com a finalidade de promover educação em saúde para mães e funcionários sobre os prejuízos de seu uso. O estudo será realizado em dois centros de instituição infantil, um particular e um municipal, na cidade de Maringá, Paraná. Participarão do estudo 50 crianças que fazem uso de chupeta, de ambos os sexos e com faixa etária de zero a três anos. O estudo será do tipo transversal e, para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes materiais: 50 Frascos de vidro com tampa (200 mL), Solução salina fosfatada estéril, 250 Tubos de ensaio 18X180, 200 Tubos de ensaio 16X160, 450 Tubos de Durhan, Meio de cultura Caldo Lauril Sulfato (Difco), Caldo Verde Brilhante Bile 2% (Difco) Caldo EC (Difco), Estufa Bacteriológica, Banho Maria e Fluxo Laminar. Para a atividade educativa, serão utilizadas figuras, fotos e materiais escritos. Após autorização formal das instituições e parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, a coleta de dados será iniciada a partir do envio, pelas instituições, do TCLE aos responsáveis pelas crianças. Após a obtenção das assinaturas, as chupetas das crianças serão colocadas em frascos contendo 100 mL de solução salina fosfatada estéril, tampada e agitada por aproximadamente 30 segundos. Após a chupeta será retirada assepticamente com pinça estéril e o líquido da lavagem será mantido refrigerado pelo prazo máximo de 2 horas. Os frascos serão coletados pela pesquisadora do curso de fonoaudiologia e entregues ao estudante responsável pela análise do curso de Farmácia e Bioquímica no Laboratório de Análises Clínicas. A partir dos dados obtidos e da identificação das bactérias e fungos presentes nas chupetas e da análise quantitativa das informações, será desenvolvida uma atividade educativa com base na literatura especializada, associando os resultados com os tipos de doenças causadas por estes micro-organismos. A atividade será realizada na própria instituição, em horário e data a combinar. Em seguida, será enviadas devolutivas as mães que serão convidadas para a formação de um grupo de apoio onde ocorrerá, a concretização das atividades educativas, através de palestras, com exposição dos resultados da pesquisa. Espera-se com este projeto atingir as mães envolvidas na pesquisa, abordá-las com os resultados das análises e conscientizá-las através de programas de educação à saúde sobre os prejuízos que o uso da chupeta causa a vida das crianças, sejam estes à curto prazo (bactérias e fungos causadoras de doenças gastrintestinais e respiratórias) ou à longo prazo, (motricidade oral, dificuldade na fala, má oclusão entre outros).
Palavras-chave: Contaminação
Educação em saúde
Criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4769
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joice_moura_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)87.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.