EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4765
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA SEIVA APOPLÁSTICA E SIMPLÁSTICA DE PLANTAS CONVENCIONAL
Autor(es): STRFANUTTO, Jéssica Cristina
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: O Brasil é um grande produtor de alimentos e o estado do Paraná se destaca como um dos maiores produtores do Brasil. Algumas culturas ganharam destaque em função de modificações químicas, biológicas e genéticas, dentre estas culturas podemos destacar a soja, o milho a cana- de- açúcar, entre outras. Os tecidos dos colmos destas plantas consistem nos espaços intercelulares (apoplasto) e no espaço vacuolar (simplasto) cuja composição química foi alvo de estudos. Os objetivos deste projeto são realizar a análise dos componentes principais da seiva aploplástica e simplástica de plantas convencionais e transgênicas e fazer uma comparação entre eles do ponto de vista químico e biológico, com o propósito de se obter conhecimento sobre o impacto de organismos geneticamente modificados (OGM) sobre o ambiente e sobre a sanidade alimentar, contribuindo com a melhoria na produção de cana- de- açúcar e diminuindo os possíveis impactos ambientais causados pelos OGM. Para isso serão analisadas plantas convencionais cultivadas no Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, por métodos colorimétricos para análise de açúcares totais, e por métodos cromatográficos serão analisados aminoácidos e açúcares livres. Os caules das plantas a serem analisadas serão cortados transversalmente em pedaços, imersos em etanol, depois inflamados e após este tratamento a seiva apoplástica será extraída por centrifugação, só então os fragmentos do caule serão prensados para liberação de seiva simplástica que será coletada. A seiva será mantida em banho- de- gelo durante todos os procedimentos da coleta e estocada a -80 ºC até a realização das análises. Considerando que a busca do conhecimento e o interesse nas propriedades químicas dos alimentos, visando contribuir para estilos de vida mais saudáveis, espera-se com este projeto determinar as possíveis implicações que estes alimentos podem causar tanto ao ambiente quanto à segurança alimentar,bem como desenvolver metodologia analítica para a quantificação da composição química das amostras convencionais.
Palavras-chave: Avaliação da composição química
Planta convencional;
Seiva apoplástica e simplástica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4765
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessica_cristina_stefanutto.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.