EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4763
Tipo: Artigo
Título: USO DE GLICERINA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL
Autor(es): PEGORARO, Jaqueline
SALEM, Najla Feres Mohamed
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
SANTOS, José Maurício Gonçalvez dos
Abstract: Com a produção de biodiesel vem crescendo a oferta de glicerina no mercado, que é o principal coproduto gerado na produção de biodiesel. Até 2003, a produção mundial de glicerina era inferior a um milhão de toneladas/ano, em 2010, a produção foi de 2,5 milhões de toneladas, das quais 65% provenientes da cadeia do biodiesel. Atualmente, as empresas produtoras de biodiesel têm trabalhado com fontes de gordura de origem vegetal, o óleo de soja, e de origem animal, a gordura de frango. Além disso, pode-se realizar a associação destas duas fontes, produzindo, desta forma, a glicerina mista. As glicerinas diferenciam-se pelo grau do processamento industrial, na forma bruta, com alto conteúdo de ácidos graxos ou semi purificada, a qual apresenta baixo conteúdo de ácidos graxos. As características físicas, químicas e nutricionais da glicerina bruta dependem do tipo de ácido graxo, originado de gordura animal ou óleo vegetal, e do tipo de catálise empregada na produção de biodiesel. Estudos sobre o uso da glicerina na alimentação animal têm sido intensificados, visto que sua inclusão nas rações animais pode reduzir os custos da dieta pela grande oferta do produto no mercado mundial em função da crescente produção de biodiesel. Além disso, o glicerol nela contido, por possuir elevado valor energético e sabor adocicado, torna-se uma alternativa promissora para substituir alimentos energéticos tradicionalmente utilizados nas rações animais. Desta forma, o objetivo desta revisão será realizar um levantamento de dados sobre a viabilidade da utilização da glicerina, originada do biodiesel, na alimentação animal, através da caracterização do volume, quantidade e composição da glicerina produzida por uma usina de biodiesel existente no norte do Paraná, identificar os possíveis empregos desta glicerina e revisar os resultados de pesquisas existentes na região sobre o uso da glicerina nas rações de diferentes espécies animais.Com este levantamento de dados e revisão bibliográfica, espera-se obter resultados mais consistentes sobre a viabilidade prática e econômica da inclusão da glicerina nas rações de animais na região norte do Paraná.
Palavras-chave: Biodiesel
Energia
Glicerol
Nutrição animal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4763
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaqueline_pegoraro2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.