EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4760
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE POLIMORFISMO GENÉTICO DOS FUNGOS Aspergillus niger E Aspergillus carbonarius ENCONTRADOS EM UVAS VENDIDAS NO COMÉRCIO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): OLIVEIRA, Janaina Nicolau de
PINTO, Fernanda Iara
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Abstract: A contaminação de alimentos por fungos pode ocasionar riscos à saúde, principalmente quando são produzidas micotoxinas. Dentre essas toxinas, a ocratoxina A (OTA) tem recebido atenção por produzir diversos efeitos tóxicos carcinogênicos, teratogênicos, imunossupressores e nefrotóxicos. A OTA é principalmente produzida por fungos do gênero Aspergillus spp., que pode contaminar uvas em seus diversos estágios de produção, sendo que as espécies mais comumente encontradas nestas frutas são o Aspergillus niger e A. carbonarius. A contaminação pode variar dependendo das características climáticas da região de cultivo da uva, portanto este trabalho tem como objetivo a pesquisa de Aspergillus niger e A. carbonarius em amostras de uvas coletadas no comércio da cidade de Maringá a fim de se estimar a presença do fungo nas produções da região. Os fungos encontrados também serão analisados geneticamente com o objetivo de se realizar comparação quanto à variabilidade genética existente entre ambas as espécies. Para a realização desta análise, serão feitas culturas em meio Sabouraud a partir das amostras de fruta para obtenção do fungo, que será identificado e seu micélio submetido à extração de DNA com o tampão de extração contendo EDTA, NaCl, Tris-HCL, SDS e clorofórmio-fenol. O material obtido será analisado por método de amplificação de fragmentos via RAPD-PCR que tem se mostrado útil em estudos de variabilidade molecular já que utiliza primers inespecíficos e, portanto não exige conhecimento prévio do genoma, além de possuir baixo custo e ser de fácil execução. Os fragmentos obtidos serão visualizados em gel de agarose através de aparelho transiluminador para se avaliar o polimorfismo genético existente, e os dados obtidos na pesquisa serão tabulados e submetidos à análise estatística.
Palavras-chave: Aspergillus spp
OTA
RAPD
Variabilidade genética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4760
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janaina_nicolau_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)79.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.