EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4722
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÂO ETIOLÓGICA DAS GATROENTERITES EM CÂES COMMENOS DE UM ANO DE IDADE
Autor(es): CIAN, Débora Mariano
OLIVEIRA, João Cezar Varotto de
BETTINI, Carlos Maia
Abstract: A gastroenterite canina é um quadro clínico caracterizado por vômito e diarreia, sendo esta na sua maioria sanguinolenta, além disso, muitos cães podem exibir depressão e anorexia. Esse quadro possui, entre outras, várias etiologias: virais, parasitárias, bacterianas, intoxicações em geral e alimentares. Os quadros infecciosos são considerados os mais importantes por serem de relativa mortalidade e pelo risco de contaminação de outros animais, inclusive o homem. A presente proposta deste projeto de pesquisa será verificar a prevalência de agentes etiológicos que causam gastroenterite em cães provenientes de diferentes bairros do município de Maringá, atendidos no Hospital Veterinário Prontodog e no Hospital Veterinário do CESUMAR, durante o período de 2011 e 2012, através de testes sorológicos, hematológicos (hemograma, alanina- aminotransferase, fosfatase alcalina, uréia, cretainina e proteínas totais) e de testes coprológicos. Para o diagnóstico serão coletados 2 mL de sangue para a realização de ELISA que irá indicar a presença de um antígeno viral ou anticorpo contra o vírus no sangue (parvovírus, rotavírus e coronavírus), e de no mínimo 2 g de material fecal para cada método de exame coprológico (Inspeção macroscópica, técnica de flutuação fecal convencional e de flutuação- centrifugação das fezes em açúcar pela técnica de Sheather; e exame pela técnica de concentração de Baermann). Também será realizada a coprocultura. Os dados quantitativos serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey. Espera-se identificar a prevalência de agentes etiológicos que causam gastroenterite na população canina no município de Maringá, bem como descrever o perfil dos cães portadores dessas infecções intestinais,favorecendo o diagnóstico o tratamento e instituir medidas profiláticas que minimizem a disseminação dessas doenças.
Palavras-chave: Diarreia
Gastroenterite
Vômito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4722
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
debora_mariano_cian.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.