EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4708
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO EM GRUPOS DE APOIO PARA DEPENDENTES DE DROGAS PSICOATIVAS.
Autor(es): SANTOS, Cristina Silveira Moraes dos
GANEM, Keila Mary Gabriel
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar se a presença do familiar co- dependente no grupo de auto- ajuda para usuários de drogas influencia o dependente químico a frequentar as reuniões. Com autorização do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar, explicaremos ao responsável pela instituição eleita, e a todos os participantes da pesquisa, todos os aspectos acerca da mesma, expondo seus objetivos. Pediremos autorização da instituição na qual realizaremos a pesquisa, por meio de declaração de autorização, e aos participantes, por meio do termo de consentimento. Pretende-se através da coleta de dados obterem informações comprobatórias, utilizando o método estatístico de amostragem por meio de questionário quantitativo fechado (Anexo “A”) contendo 14 perguntas, que será aplicado em 30 (trinta) familiares que convivam com dependentes químicos, e participem de um grupo de auto- ajuda. Após coleta e análise dos dados, almeja-se demonstrá-los por meio de tabelas e gráficos. Espera-se comprovar que os grupos de apoio, conseguem levar os familiares a ter uma maior conscientização da problemática, tendo por consequência uma revisão de conceitos, que acarretem mudanças de atitudes desses familiares, auxiliando na recuperação e tratamento do parente dependente.
Palavras-chave: Auto- ajuda
Drogas psicoativas
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4708
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristina_silveira_moraes_santos1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)113.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.