EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4707
Tipo: Artigo
Título: A BEBIDA ALCOÓLICA COMO "PORTA DE ENTRADA" PARA O USO DE OUTRAS DROGAS PSICOATIVAS
Autor(es): SANTOS, Cristina Silveira Moraes dos
GANEM, Keila Mary Gabriel
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo específico,investigar se o consumo da bebida alcoólica entre os dependentes químicos, foi "a porta de entrada"para o uso de outras drogas psicoativas. Os objetivos gerais visam integrar conhecimentos atinentes à temática proposta, as quais ofereçam respaldo teórico para os dados que se pretende obter, por meio de revisões bibliográficas. Para realização desta pesquisa de campo, pretende-se requerera autorização do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar, almeja-se, explicar ao responsável pela instituição eleita, e a todos os participantes da pesquisa, todos os aspectos acerca da mesma, expondo seus objetivos. Intenciona-se pedir autorização da instituição na qual será realizada a pesquisa, por meio de declaração de autorização, e aos participantes, por meio do termo de consentimento. Pretende-se através da coleta de dados,obterem informações comprobatórias, utilizando o método estatístico de amostragem por meio de questionário quantitativo fechado (Anexo“A”) contendo 14 perguntas. Este questionário será aplicado em 30 (trinta) indivíduos que façam uso de outra droga psicoativa, além do álcool, partícipes do grupo de apoio para dependentes químicos Após coleta e análise dos dados almejam-se demonstrá-los por meio de tabelas. Espera-se analisar se o consumo da bebida alcoólica foi "a porta de entrada" para o uso de outras drogas.
Palavras-chave: Álcool
Drogas psicoativas
Dependência química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4707
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristina_silveira_moraes_santos2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)107.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.