EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653
Tipo: Artigo de Evento
Título: DEMANDAS EDUCATIVAS SOBRE TRATAMENTO DO Diabetes mellitus JUNTO AOS USUÁRIOS DE INSULINA
Autor(es): FERREIRA, Alexsandra da Silva
CAMPOS, Ana Paula dos Santos
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
Abstract: O objetivo deste trabalho será investigar as demandas de ensino relativas ao tratamento farmacológico e não farmacológico junto a um grupo de usuários de insulina cadastrados no HIPERDIA da equipe 3 do NIS II Pinheiros do município de Maringá- PR- Brasil e desenvolver atividades educativas em grupo de forma contextualizada e planejada. Trata-se de um estudo qualitativo, humanista, mediatizado pela pesquisa- ação. Está inserido no projeto de pesquisa: ‘Investigando e educando usuários de insulina e seus cuidadores’ no programa de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa destina-se aos 32 usuários de insulina desse serviço. Os participantes somente farão parte da pesquisa após certificação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, autorização expressa da Direção do serviço obtida pela assinatura do Termo de Permissão de Utilização dos Dados e mediante Consentimento Livre e Esclarecido dos Sujeitos, cumprindo com os preceitos regulamentados na experimentação humana definidos pela Resolução 196/96 do CONEPE. Adotaremos o referencial- metodológico de Freire (1999) adaptado por Bueno (1997-8) e Baldissera (2010) delimitado por duas fases: a primeira, quando ocorrerá o levantamento dos dados sócio- demográficos e do universo temático, elencando-se os temas geradores; a segunda, constituída da ação educativa. Desta forma, a investigação será conduzida pela pesquisa- ação e serão utilizadas como técnicas: 1) grupo focal; 2) grupo- pesquisador de Freire; 3) Entrevista semi- estruturada. As percepções serão submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Os temas geradores e o referencial para a discussão e elaboração das práticas educativas serão apoiados na pedagogia da autonomia de Freire (1996).
Palavras-chave: Diabetes
Enfermagem
Educação em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4653
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexsandra_silva_ferreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)74.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.