EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4652
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DA ADIPOSIDADE CORPORAL EM ADULTOS POR BIOIMPEDANCIA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E INDICE DEADIPOSIDADE CORPORAL
Autor(es): SOUZA, Alexandra Perdigão Maia de
REZENDE, Roberta Santos Coelho de Souza
SALADO, Gersislei Antonia
CARVALHO, Isabelle Zanquetta de
Abstract: A obesidade é o resultado de diversos fatores ambientais, familiares, genéticos, sociais, comportamentais, que quando associados podem resultar em muitas complicações para a saúde do indivíduo, gerando também um grande problema de saúde publica. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa na maioria das vezes, com diversos fatores. O estudo apresenta como objetivo avaliar a adiposidade corporal de indivíduos adultos, utilizando-se diferentes métodos para comparação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com coleta de dados transversal, na qual serão avaliados 150 estudantes, de ambos os sexos com idade entre 20 a 40 anos, de um Centro Universitário da cidade de Maringá- PR. Os dados antropométricos coletados serão peso, estatura e circunferência do quadril. As informações de peso e estatura serão utilizados para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), por meio da fórmula de Quetelet (1842), o valor encontrado será classificado segundo os pontos de corte estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1997). O Índice de Adiposidade Corporal (IAC), será obtido por meio da fórmula de Bermam et al (2011). O valor encontrado será classificado segundo os pontos de cortes estabelecidos pelo mesmo autor. O percentual de gordura também será obtido por meio do equipamento de Bioimpedância Elétrica. O percentual encontrado será classificado segundo os pontos de corte estabelecido por Gallagher et al. (2000). Para análise estatística, será utilizado o teste Exato de Fischer para analisar associações entre os métodos utilizados para avaliação da adiposidade corporal. O nível de significância será fixado em p<0,05. As análises serão realizadas utilizando o “software” Statistica 7.0. Espera-se encontrar associação estatisticamente significativa entre o valor de adiposidade corporal obtido pelo novo Índice de Adiposidade Corporal com os valores obtidos pelos métodos Índice de Massa Corporal e Bioimpedância Elétrica.
Palavras-chave: Bioimpedância
Índice de massa corporal
Índice de adiposidade corporal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4652
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandra_perdigao_maia_souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)88.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.