EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4620
Tipo: Artigo
Título: UNIVERSALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DEVER/DIREITO DO ESTADO E TAMBÉM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO, RACIONALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR
Autor(es): CAVALCANTE, Zedequias Vieira
MORAES, Carlos Alexandre
Abstract: Este projeto tem como objetivo o estudo sobre a universalização da energia elétrica visto que é uma política pública voltada à concretização de direitos sociais. Neste sentido está embasada em princípios enunciados na Constituição. Por outro lado, como política pública é um instrumento de planejamento, racionalização e participação popular, e como tal necessita carregar quatro elementos constitutivos: os fins, as metas, os meios, e os processos. Ou seja, sua factibilidade depende visceralmente da clareza de objetivos (os fins e os seus desdobramentos materializados em metas) e dos recursos reunidos para atingi-los (os meios alocados e os processos dessa alocação). Também se pode esquecer-se da cobertura total do território nacional com serviços de energia elétrica, o programa de universalização “Luz para Todos”, está no âmbito dos serviços públicos de energia elétrica, que por sua vez constitui um espaço privilegiado de atuação econômica estatal, conforme estabelece a Constituição Federal. Esse, portanto, é um dever/direito do Estado, que pode delegar para particulares a efetuação dos serviços, por meio de contratos de concessão e permissão.
Palavras-chave: Energia elétrica
Politica publica e universalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4620
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zedequias_Vieira_Cavalcante.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)362.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.