EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4605
Tipo: Artigo
Título: INTERNAÇÕES HOSPITALARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): MONTELEONE, Vanessa F.
CAWAHISA, Viviane
MELO, Willian Augusto de
Abstract: Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) englobam um conjunto de problemas de saúde que podem ser prevenidos por meio de ação efetiva da atenção primária. Não existe na cidade Maringá, Paraná, estudos epidemiológicos de crianças e adolescentes internadas capazes de alertar, por meio da interpretação da lista de ICSAP. O objetivo desse estudo foi investigar a relação entre internações de crianças e adolescente, e atenção primária à saúde para desenvolvimento de estratégias para reduzir as ICSAP.Realizou-se um inquérito hospitalar com amostra por conveniência de crianças e adolescentes (0 a 17 anos) admitidos nas enfermarias pediátricas do Hospital Municipal de Maringá (HMM) e Unidade Pronto Atendimento sul (UPA), na cidade de Maringá- PR. Para a coleta de dados utilizou-se roteiros contendo dados dos prontuários dos pacientes internados, e posteriormente para os dados colhidos nas Unidades Básicas de Saúde para obter o itinerário desses pacientes e relacionar com as possíveis causas de sua internação utilizando da listagem elaborada por Alfradique (2009). Observou-se que do total de internações 73,7% foram por ICSAP com maior prevalência no HMM (45,7%), sexo feminino (42,8%), faixa etária de até 9 anos (65,7%).
Palavras-chave: Criança e adolescente
Internações
Condições sensíveis à atenção primária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4605
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Figueiredo_Monteleone.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)410.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.