EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4601
Tipo: Artigo
Título: PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Autor(es): BROTHERHOOD, Rachel
BUENO, Tuane Carla
KATO, Priscilla Tiemi
Abstract: A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.
Palavras-chave: Prontidão social
Alfabetização
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4601
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tuane_Carla_Bueno.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)243.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.