EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4599
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
Autor(es): PRESTES, Thaysa Sabryna
VICTORINO, Fausto Rodrigo
Abstract: Este trabalho objetiva avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, do óleo de Melaleuca alternifólia (tea tree) contra os microorganismos comprados pré- cultivados: Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis, e contra a levedura Candida albicans, em associação com o Hidróxido de cálcio para uso como medicação intracanal. Será realizado um antibiograma, através do teste de difusão em Ágar, a fim de avaliar a sucetibilidade dos microorganismos citados. Será utilizado um antimicrobiano padrão de acordo com a sensibilidade de cada grupo de microorganismos: para Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, será utilizado cloranfenicol e para Candida albicans, anfotericina B, de acordo com Rabanal et al, 2002. Em outro momento, será realizada uma pasta com a associação entre o óleo de Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio P.A. Em novas placa de Petri contendo os meios de cultura e os inócuos, serão realizados dois poços de 6 mm de diâmetro, nos quais em um será preenchido com a associação e o outro com uma pasta formada de hidróxido de cálcio e propilenoglicol, medicação padrão utilizada no tratamento endodôntico. O halo de inibição será mensurado em milímetros de diâmetro (ANIVSA, 2005),empregando-se uma régua milimetrada transparente. Para análise dos resultados os mesmos serão submetidos ao teste de Análise de Variância ANOVA com índice de significância de 5%. Espera- se que haja um sinergismo na associação entre o Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio contra os microrganismos testados, o que pode se tornar uma nova medicação intracanal para uso no tratamento endodôntico.
Palavras-chave: Medicação intracanal
Óleo de melaleuca
Hidróxido de cálcio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4599
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaysa_Sabryna_Prestes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)251.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.