EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4598
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO INSETICIDA BIFENTRINA NA PRODUÇÃO DE LACASE POR Pleurotus ostreatus
Autor(es): MOTA, Thatiane Rodrigues
SOARES, Andréia Assunção
CORRÊA, Rúbia Carvalho Gomes
COELHO, aqueline da Silva
PERALTA, Rosane Marina
Abstract: Em virtude da alta produção agrícola e industrial, tem-se observado um aumento da quantidade de moléculas orgânicas recalcitrantes que poluem ambientes aquáticos e terrestres, sendo os agrotóxicos responsáveis por grande parte desta poluição. Dentre os impactos observados, estão a mortandade de diversas espécies animais ou vegetais e danos, muitas vezes irreversíveis, à saúde humana. Os agrotóxicos são uma classe dessas moléculas estranhas ao meio ambiente que podem causar efeitos adversos ao sistema nervoso de mamíferos e, em especial, aos humanos. Propostas ambientais têm sido constantemente desenvolvidas como maneira de remediar esses compostos e descontaminar os ambientes e incluem tratamentos físicos, químicos e biológicos dos ambientes contaminados. Uma das propostas biológicas estudadas seria a aplicação de fungos ligninolíticos (fungos da podridão branca) como agentes despoluidores. Os fungos da podridão branca possuem um destaque especial em estudos de descontaminação de solos e águas, devido aos seus sistemas enzimáticos extracelulares lignolíticos inespecíficos, composto essencialmente por peroxidases e lacases. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de lacase pelo basidiomiceto Pleorotus ostreatusna presença de bifentrina, um inseticida utilizado em culturas de cana-de-açúcar e milho e que pertence ao grupo químico dos piretróides. Os resultados obtidos indicam que a produção de lacase por P. ostreatusdiminui a medida que se aumenta a concentração de bifentrina.
Palavras-chave: Basidiomicetos
Biorremediação
Enzimas ligninolíticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4598
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thatiane_Rodrigues_Mota_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)321.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.