EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4596
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE TRITON X-100 NA SACARIFICAÇÃO ENZIMÁTICA
Autor(es): OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
SALVADOR, Victor Hugo
MOTA, Thatiane Rodrigues
FERRARESE FILHO, Osvaldo
SANTOS, Wanderley Dantas dos
Abstract: A utilização de biomassa vegetal na produção de biocombustíveis desponta como alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Esta biomassa é constituída majoritariamente de celulose, hemicelulose e lignina. A celulose é hidrolisada pelas endoglucanases, β-glicosidases e exoglucanases, genericamente chamadas de celulases. A hemicelulose é altamente ramificada e exige diversas enzimas para sua hidrólise completa, sendo a xilanase a mais utilizada para degradar as cadeias de xilano, principal hemicelulose das gramíneas. Tanto as celulases quanto as hemicelulases são necessárias no processo de sacarificação enzimática. Há relatos de que a adição de surfactantes neste processo afeta a digestibilidade positivamente. Neste trabalho, relatamos o efeito do Triton X-100 na digestibilidade de dois substratos, bagaço de cana-de- açúcar e celulose microcristalina, utilizando xilanase e celulase, respectivamente. O uso combinado das enzimas e Triton X-100 reduziu a digestibilidade dos substratos nos tempos de 30, 60 e 120 minutos de hidrólise. Com o aumento das concentrações do surfactante (0,1%, 0,2%, 0,5%, 1% e 2%) foram observadas reduções da produção de açúcares redutores apartir do bagaço. Novos estudos devem ser realizados a fim de compreender melhor o papel dos surfactantes e buscar surfactantes que melhorem o processo de sacarificação enzimática em diferentes biomassas.
Palavras-chave: Digestibilidade
Surfactantes não-iônicos
Xilanases
Celulases
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4596
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thatiane_Rodrigues_Mota.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)320.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.