EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4590
Tipo: Artigo
Título: OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
Autor(es): KOVACS, Thais Akelli Sanchez
MATOS NETOS, Antonio
AKIMOTO, Bruna Fumiko
TANNO, Douglas Rorie
FIGUEREDO, Linda Mara de
AMARAL, Lucas de Moraes
Abstract: A intoxicação por ivermectina é um problema comum na clínica dos bovinos, isso deve-se na maioria das vezes a incapacidade técnica de quem administra o fármaco. Com o objetivo de oferecer um tratamento adjuvante para este problema apresentamos o caso de um bovino SRD, fêmea, de sete meses de idade, pesando 65 kg, criada em condições de manejo extensivo, apresentando histórico de decúbito há alguns dias, que recebeu tratamento com o gás ozônio. A ozônioterapia consiste em uma manobra terapêutica cujo principio ativo é o gás ozônio, administrado por diferentes vias, visando potencializar o efeito terapêutico, visto que o mesmo é capaz de proporcionar melhora na perfusão capilar, função hemorreológica, modulação imunológica, ativação do metabolismo celular, resposta antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Podemos concluir que o ozônio mostrou-se eficiente no tratamento do caso em foco, sendo recomendado como modalidade terapêutica.
Palavras-chave: Apatia
Avermectinas
Fluidoterapia
Neurotoxicidade
Ozônio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4590
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Akelli_Sanchez_Kovacs.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)378.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.