EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4589
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DOS RIBEIRÕES MARIALVA E AQUIDABAN QUE ABASTECEM A CIDADE DE MARIALVA–PR
Autor(es): BONILHA, Tayrine Adovanir Micena
REZENDE, Pamela Stéphani Tymniak
PIERINI, Sandra Andréa
BIANCHI, Fábio José
Abstract: Marialva é um município que se situa na região Noroeste do estado do Paraná, do qual a maior parte da água de abastecimento é coletada do Rio Pirapó e Rio Ivaí, bem como, possui muitos ribeirões e córregos, que ao norte deságuam no Rio Pirapó e ao sul deságuam no Rio Ivaí. Dentre eles, destacam-se principalmente, os Ribeirões Marialva e Aquidaban, que abastecem a maior parte da cidade. Os vários processos que controlam a qualidade da água de um rio fazem parte de um complexo de equilíbrio, motivo pelo qual qualquer alteração na bacia hidrográfica pode acarretar alterações significativas, sendo as características físicas e químicas da água um dos indicadores da “saúde” do ecossistema terrestre. Dentre as variáveis de qualidade da água, podem-se destacar a temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutibilidade elétrica, alcalinidade, turbidez entre outras. Dentro deste contexto, os estudos serão realizados por meio da mensuração dessas variáveis em três diferentes pontos em junho e setembro de 2013 nos Ribeirões Marialva e Aquidaban. Desse modo, a análise da qualidade ambiental destes será realizada a fim de diagnosticar e verificar a sua influência para a qualidade de vida da população de Marialva.
Palavras-chave: Marialva
Qualidade
Ribeirões
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4589
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tayrine_Adovanir_Micena_Bonilha.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)296.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.