EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4577
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE BLENDAS FEITAS ATRAVÉS DE RESÍDUOS DE ÓLEO DE FRITURA E SEBO BOVINO
Autor(es): OLIVEIRA, Sandro Martins de
COLLE, Juan Carlos Dal
FERREIRA, Lidia Azevedo
PEREIRA, Nehemias Curvelo
Abstract: A busca por matérias-primas para a produção de biodiesel vem crescendo consideravelmente motivadas pelo interesse em novas fontes energéticas. Com isso, o sebo bovino e o óleo de fritura surgem como uma grande alternativa para produção do biocombustível. Além da reciclagem realizada com estes resíduos que até então não possuíam destino final adequado, o óleo de fritura também auxilia na redução da acidez do sebo. Deste modo, este trabalho teve como objetivo a produção de biodiesel por meio da formação de blendas de sebo bovino com óleo de fritura pelo processo de transesterificação com catalise ácida, visando-se obter um biocombustível a partir da reciclagem de resíduos, capaz de substituir com a mesma eficiência o óleo diesel.
Palavras-chave: Biodiesel
Blendas
Resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4577
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandro_Martins_de_Oliveira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)395.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.