EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4567
Tipo: Artigo
Título: GESTÃO DA ÁGUA E RESÍDUOS EM CENTRAIS DOSADORAS DE CONCRETO
Autor(es): SILVA, Robson Rodrigo da
VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
FIESS, Júlio Ricardo de Faria
Abstract: O imenso consumo de água e resíduos sólidos / líquidos gerados em centrais dosadoras de concreto apresenta grandes prejuízos ambientais e até custos adicionais de produção. Pesquisas realizadas já apontam uma grande quantidade de concreto que são dispensados como rejeitos. Estima-se que, a cada ano mais de 1milhão de metros cúbicos de água são gastos por indústrias concreteiras. Entretanto parte dessa água é consumida na lavagem dos caminhões betoneiras, que consequentemente tem como resíduo a água contaminada. Quando se fala em qualidade e consumo de água é assunto de grande importância. Pois além dela ser o material mais consumido do mundo é um elemento vital para sobrevivência humana. O fato é que com a perda da qualidade da água e seu acelerado ritmo de escassez resulta em aumento nos custos de acesso a mesma. Nesse sentido buscar a gestão da água e resíduos é assunto relevante. Portanto, tem-se como objetivo geral trabalhar a gestão da água e resíduos sólidos / líquidos em centrais dosadoras de concreto. E objetivos específicos: determinar o consumo médio de água na indústria concreteira, bem como a geração de resíduos sólidos / líquidos, avaliar a emissão de efluentes, o descarte dos resíduos, e propor possíveis alternativas, de tratamento e reuso. O estudo será desenvolvido em uma central dosadora. Os dados serão coletados em todo período de estudo. Espera-se publicação de artigos científicos em periódicos da área; apresentar os resultados da pesquisa e contribuir com alternativas sustentáveis e redução de custos de produção na indústria concreteira.
Palavras-chave: Construção civil
Redução
Sustentabilidade
Concreteira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4567
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson_Rodrigo_da_Silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)241.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.