EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4562
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ADUBOS VERDES NO TEOR DE MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE SOJA
Autor(es): CARDOSO, Ricardo Alves
CARDOSO, Ricardo Alves
SUZUKI, Marcos Hiroyuki
GONÇALVES, Marlon
MORESKI, Humberto Misdei
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O solo e a água são elementos fundamentais de sustentação dos sistemas agrícolas e naturais. Reverter o quadro de degradação de extensas áreas; otimizar o uso dos solos, com potencial para aumentar a produção agrícola; contribuir para a mitigação de impactos ambientais e desenvolver novos insumos e sistemas de produção,capazes de promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica pelas gerações presentes e futuras são alguns dos desafios para o manejo e a conservação do solo. A adubação verde consiste na prática de uso de espécies vegetais em rotação, sucessão ou consorciação com outras culturas comerciais, objetivando melhoria, manutenção e recuperação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios da cobertura verde na produção de matéria orgânica do solo e na produtividade da cultura da soja. Para isso avaliou-se seis tratamentos: aveia preta, aveia branca, tremoço branco, nabo forrageiro e feijão guandu anão antecedendo a cultura da soja. Avaliou-se o teor de matéria orgânica produzida, o desenvolvimento e a produtividade da cultura da soja em cada tratamento. Ao final do experimento foram estabelecidas relações entre o adubo verde utilizado, a matéria orgânica do solo e a produção de soja obtida. Os dados foram analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As coberturas que propiciaram maior teor de matéria orgânica no solo foi o guandu anão, seguido pelo tremoço. Já em relação à produtividade maiores valores foram encontrados nos tratamentos aveia branca, tremoço e guandu anão, respectivamente.
Palavras-chave: Adubos verdes
Matéria orgânica e plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4562
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo_Alves_Cardoso.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)277.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.