EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4552
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇAO DO ESTADO GERAL DE IDOSOS EM VISITAS DOMICILIARES: DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ADESAO DO TRATAMENTO SUGERIDO
Autor(es): MENEZES, Rarisse Alves
BARBOSA, Jarbas Henrique Silva
ALÉSSIO, Ana Claudia Morandi
MARTINS, Andreia Cristina Pires
SANTOS, Janaína Luiza dos
Abstract: Idosos cadastrados na UBS Tuiuti foram submetidos a questionário com objetivo de se avaliar o estado geral, principais patologias, estado sociocultural, alimentação, atividade física e posteriormente avaliar quais cuidados paliativos poderiam ser utilizados para tentar melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Durante as visitas, foi detectada, por alguns grupos, certa resistência à adesão por parte do idoso, o que comprometeu de certa forma a coleta de dados. Dentre as principais patologias, foram encontradas Hipertensão Arterial, Diabetes Melitus, DPOC, AVC e osteoporose. Os idosos acompanhados apesar de apresentarem boa situação socioeconômica, não se alimentavam de forma regular e não praticavam atividade física. Com relação à falta de adesão encontrada por alguns grupos, subentende-se a presença de analfabetismo funcional ou falta de vinculo social e familiar.
Palavras-chave: Adesão ao tratamento
Cuidados paliativos
Saúde do idoso
Visita domiciliar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4552
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rarisse_Alves_Menezes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)406.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.