EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4551
Tipo: Artigo
Título: CONCENTRAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM LITEIRAS DE CAPIM-TANZÂNIA ADUBADO COM NITROGÊNIO OU CONSORCIADO COM ESTILOSANTES CAMPO GRANDE, SOB PASTEJO
Autor(es): CECATO, Ulysses
IWAMOTO, Bruno Shigueo
PELUSO, Edmar Pauliqui
DORNELAS, Pedro Augusto
MURANO, Raphael Alves Correa
Abstract: Objetivou-se avaliar as perdas de forragem e a composição da liteira em pastagem de capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes Campo Grande (Stylosanthes spp) no períodode outubro de 2010 a junho de 2011. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso com parcelas subdivididas no tempo, com três repetições sendo os tratamentos principais (parcelas): Tanzânia + Estilosantes; Tanzânia + 75 kg N ha-1; Tanzânia + 150 kg N ha-1; Tanzânia + 225 kg N ha-1, sendo nas sub parcelas as estações do ano: primavera, verão e outono. O consórcio permitiu concentração de N na liteira semelhante à dose com 75 kg de N, tendo a maior concentração no tratamento de 225 kg de N. O Kda liteira se equiparou até a dose de 150 kg de N, mas foi maior na dose maior. O P não se diferenciou entre os tratamentos avaliados. A estação de outono proporcionou maior concentração de N, contudo para o K a maior concentração foi obtida na primavera seguida do outono.
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Leguminosa
Panicum maximum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4551
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphael_Alves_Correa_Murano.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)269.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.