EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4526
Tipo: Artigo
Título: EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO VENTILATÓRIA DE ASMÁTICOS DE MARINGÁ –PR
Autor(es): CARDOSO, Michelli de Souza
MASCOTTI, Lucas
CARRETERO, Adriana Machado
GONÇALVES, Aline
GOMES, Elenice
COLOSIO, Renata Cappellazzo
Abstract: Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de reabilitação pulmonar no tratamento de pacientes asmáticos provenientes do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Aclimação, bem como comparar as variáveis analisadas durante os testes de espirometria, mobilidade torácica e teste de caminhada de seis minutos antes e após o tratamento. Foram selecionados 20 pacientes de ambos os gêneros, faixa etária de 30 a 50 anos, divididos em dois grupos de acompanhamento, Grupo Controle e Grupo tratado. O grupo controle participou de atividades educativas e o grupo tratado além das atividades educativas foi submetido a um programa terapêutico composto de 24 sessões de 60 minutos, com frequência de três vezes na semana.Até o momento, os resultados mostram que após o tratamento houve um aumento em todos os parâmetros da função pulmonar e da capacidade funcional dos indivíduos do grupo tratado. No grupo controle, as variáveis da função pulmonar VEF1, VEF1/CVF, Peak-flow e FEF25% reduziram, o valor de CVF manteve-se inalterado e o FEF75% aumentou após a reavaliação. A capacidade funcional deste grupo foi reduzida. Em relação a mobilidade torácica, pode-se observar uma redução nos valores dos níveis axilar e xifoídea no grupo controle no momento da reavaliação. Já no grupo tratado houve um aumento no nível axilar e redução no nível xifoídeo. Após o término dos tratamentos as variáveis serão avaliadas estatisticamente.
Palavras-chave: Asma brônquica
Educação em saúde
Reabilitação pulmonar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4526
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelli_de_Souza_Cardoso.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)471.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.