EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4520
Tipo: Artigo
Título: O USO DA ESCALA DE DEPRESSÃO GERIATRICA EM MULHERES IDOSAS NA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA
Autor(es): Kanamura, Mateus Ribeiro
SEYBOTH, Marcel de Paula
ALVES FILHO, João Alberto Garcia
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Abstract: A presença de depressão entre as pessoas idosas tem impacto negativo em sua vida. Quanto mais grave o quadro inicial, aliado a não existência de tratamento adequado, pior o prognóstico. As pessoas idosas com depressão tendem a apresentar maior comprometimento físico, social e funcional afetando sua qualidade de vida. Diante disso o estudo se propõe a identificar a os níveis de depressão em mulheres idosas em uma equipe de saúde no contexto da estratégia de saúde da família. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de caráter quantitativo tendo como sujeitos mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos em uma equipe de Saúde da família do município de Maringá, PR. As idosas serão contatadas pessoalmente e será solicitada a participação na pesquisa, sendo agendado dia e horário, onde será realizada a avaliação por meio da Escala de Depressão Geriátrica Abreviada, questionário de 15 perguntas com respostas objetivas (sim ou não) a respeito de como a pessoa idosa tem se sentido durante a última semana.A cada resposta afirmativa soma-se1 ponto. Uma pontuação entre 0 e 5 se considera normal, 6 a 10 indica depressão leve e 11 a 15 depressão severa. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade e o aumento da resolução da assistência de mulheres idosas com depressão, observando as suas necessidades de saúde, cuidados e bem-estar. Bem como maximizar suas condições de saúde dessas mulheres, minimizando as perdas e limitações, facilitando o diagnóstico e auxiliando o tratamento.
Palavras-chave: Depressão
Estratégia saúde da família
Saúde do idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4520
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus_Ribeiro_Kanamura.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)273.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.