EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4514
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DOS EFEITOS SEDATIVOS, ANTINOCICEPTIVOS E COMPORTAMENTAIS DE EQUINOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO COM DETOMIDINA E SUA ASSOCIAÇÃO COM TRAMADOL
Autor(es): OLIVEIRA, Marivaldo da Silva
CAPORUSSO, Geovana Inez Leão
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
Abstract: O objetivo é avaliar os efeitos sedativos, antinociceptivos e comportamentais da detomidina e de sua associação com tramadol em equinos. Serão utilizados 5equinos, adultos, SRD, que serão distribuídos em 2grupos, em estudo do tipo “cruzado”, respeitando um intervalo mínimo de 7 dias entre os tratamentos. Serão designados como grupo GD (detomidina 10 μg/kg) e GDT (detomidina 10μg/kg + tramadol 5 mg/kg) sendo as aplicações realizadaspor via intravenosa. Serão avaliados os seguintes parâmetros: efeitos sedativos (ocorrência de ptose palpebral e labial, grau de ataxia e altura da cabeça), antinociceptivos por meio de estimulação cutânea por pressoalgimetria e aspectos comportamentais seguindo a escala proposta por Roscoe, 2007; além disso serão acompanhadas e registradas a frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial sistólica, média e diastólica, motilidade intestinale temperatura retal. Os dados serão coletados nos momentos M0 a M8, sendo M0 (basal), M1 (15 minutos após a aplicação da associação) e o restante dos momentos com intervalo de 15 minutos entre eles, completando o período total de 2 horas. A análise estatística se dará por meio da ANOVA de amostras repetidas seguido de teste de Bonferroni. Os animais do grupo GD provavelmente deverão apresentar além de sedação, analgesia e relaxamento muscular característicos dos fármacos agonistas de receptores α-2. Já os animais do grupo GDT podem apresentar ataxia e hipercitabilidade.
Palavras-chave: Comportamento
Detomidina
Equinos
Sedação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4514
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marivaldo_da_Silva_Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)383.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.