EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4507
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL NO NÚMERO DE GRÃOS POR ESPIGA E NÚMERO DE FILEIRAS DE GRÃOS POR ESPIGA DE UMA CULTIVAR DE MILHO
Autor(es): BRESCANSIN, Mariana Gomes
REZENDE, Roberto
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
FARIA JÚNIOR, Cleonir de Andrade
HASHIGUTI, Heraldo Takao
MALLER, André
Abstract: Atravésda água de irrigação diversos produtos podem ser fornecidos as plantas, dentre os quais, os fertilizantes. A esta técnica denomina-se fertirrigação. Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da adubação nitrogenada tradicional e por meio da fertirrigação no número de grãos por espiga e no número de fileiras de grãos por espiga das plantas de milho da cultivar DKB330. O plantio foi realizado em janeiro de 2008 em um espaçamento de 0,9 metros entre fileiras com seis sementes por metro linear, totalizando 55555 plantas por hectare. A uréia foi aplicada tradicionalmente em dose única e também por meio da fertirrigação em dose única e em doses parceladas. Utilizou-se na área experimental o sistema de irrigação por aspersão convencional, de modo que, os aspersores foram espaçados de 12 X 12 metros. Esquematizou-se o experimento em um delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Os melhores resultados para as duasvariáveis estudadas foram obtidos quando se procedeu a aplicação da uréia por meio da água de irrigação e fazendo-se o particionamento triplo da dose a ser fornecida as plantas.
Palavras-chave: Adubação
Fertirrigação
Nitrogênio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4507
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana_Gomes_Brescansin.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)268.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.