EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4484
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE COAGULAÇÃO/ FLOCULAÇÃO DE CÉLULAS DE Chlorela vulgaris UTILIZANDO SEMENTE INTEGRAL DE Moringa oleifera Lam
Autor(es): MORETI, Livia de Oliveira Ruiz
CAMACHO, Franciele Pereira
FERRI, Priscila
VALVERDE, Karina Cardoso
ARAKAWA, Flávia Sayuri
BERGAMASCO, Rosangela
Abstract: Os processos de coagulação/floculação/flotação por ar dissolvido (C/F/FAD), utilizando como coagulante natural Moringa oleifera, apresentam-se como uma alternativa viável para a separação da biomassa das microalgas,já que as técnicas tradicionais, tal como a centrifugação, apresenta alta demanda de energia e alto custo. Assim, este estudo propõe avaliar a eficiência do coagulante natural Moringa oleifera Lam na remoção de cor, turbidez e clorofila-a, em função da alteração das velocidades e tempos de mistura, afim de se obter as condições de operações ideais para a separação da biomassa de cultivos de Chlorella vulgaris na ordem de 106céls/mL. Para os ensaios de C/F/FAD foi utilizado como coagulante natural 500 mg/Lde sementes trituradas de Moringa oleiferaLam. Após os ensaios, amostras de água tratada foram coletadas para avaliar a eficiência do processo. Utilizou-se delineamento fatorial, sendo dezoito variações quanto à velocidade de mistura rápida e lenta (VMR e VML) e tempos de mistura lenta (TML), em duplicata. Os parâmetros de mistura rápida e lenta, incluindo o tempo e intensidades da mistura afetaram a eficiência de remoção dos parâmetros de qualidade no processo de coagulação/floculação/flotação por ar dissovido. Por meio do teste Tukey, observou-se que as melhores condições de operação foram: 600 rpm (VMR), 20 s (TMR), 40 rpm (VML), 20 min (TML), com eficiência de remoção de 71,7%, 62,3% e 93,3% para cor aparente, turbidez e clorofila-a, respectivamente.
Palavras-chave: Coagulação/floculação
Moringa
Chlorella
Otimização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4484
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livia_de_Oliveira_Ruiz_Moreti.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)369.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.