EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4482
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO TEMPO DE CRISTALIZAÇÃO DA SÍNTESE NA MORFOLOGIA DA PENEIRA MOLECULAR MESOPOROSA AL-SBA-15
Autor(es): SILVA, Lidiane Sabino da
ZANATTA, lciane Regina
RAIA, Rodrigo Zunta
MARUCCI, Silvio Miguel Parmegiani
ARROYO, Pedro Augusto
Abstract: Amostras da peneira molecular mesoporosa Al-SBA-15 foram sintetizadas de acordo com o procedimento descrito por Yue et al. (1999) em três diferentes tempos de cristalização: 1, 12 e 24 horas para avaliar a alteração estrutural e a formação de grânulos esféricos uniformes. É muito importante que a Al-SBA-15 apresente pequeno tamanho de partícula e estreita distribuição de tamanho, a redução do tamanho dos grãos de micrometros para nanômetros causa mudanças substanciais nas propriedades do material. Quanto menor o grão, maior é a área específica externa por unidade de volume, além de ser menor a resistência à transferência de massa no transporte das espécies químicas que irão reagir sobre o material. Os resultados mostram que o tempo de cristalização não é um fator determinante nas características estruturais finais do sólido obtido, confirmando o que já havia sido relatado por outros autores sobre este parâmetro de síntese.
Palavras-chave: Tempo de cristalização
Morfologia
Al-SBA-15
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4482
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lidiane_Sabino_da_Silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)448.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.